Trinta aves silvestres foram apreendidas na Feira do Rolo de Vitória da Conquista

Neste domingo (28), durante uma operação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceira com o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), da Guarda Municipal, foram apreendidas trinta aves silvestres. Duas pessoas foram notificadas através da ação, que tem como o objetivo combater o comércio ilegal de animais silvestres. 

De acordo com informações da Semma, ao todo, três guarnições deram apoio à fiscalização, que resultou na apreensão de 30 aves, sendo quatro periquitos vaqueiros, duas cristinhas, um canário-da-terra, cinco papa-capins, três bigodinhos, um azulão, um cambacica, três tizius, sete bico-de-lacre, nove fêmeas não identificadas; e um pixoxó, espécie ameaçada de extinção. Os animais estavam bastante debilitados e foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão cuidados veterinários para reabilitação e devolução à natureza. 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, falou sobre a importância de coibir o comércio ilegal desses animais. “O tráfico de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade, sendo a terceira maior atividade ilícita do mundo. Esse crime não apenas coloca em risco a sobrevivência de diversas espécies, mas também gera impactos éticos, ecológicos e de bem-estar animal”, explicou. 

Para o coordenador da Guarda Municipal, a operação foi um sucesso. Ele comentou sobre o papel do Gama no combate aos crimes contra o meio ambiente e na proteção do patrimônio ecológico da cidade: “Ele vem fazendo um serviço excepcional, principalmente o resgate de animais silvestres, e também esse tipo de operações. A maioria das nossas ações, do Gama, são de abordagens de conscientização da sociedade. A gente sabe que existe uma cultura das pessoas criarem passarinhos em gaiola, e muitas vezes elas não sabem que estão cometendo um crime ambiental.” 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile