Região de Vitória da Conquista

Cetas de Vitória da Conquista já atendeu mais de 70 mil animais, 55 mil deles foram devolvidos à natureza

Publicado por
Compartilhado

Destacando-se como referência na Bahia, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista, sob a administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é o único entre os três centros do estado atualmente aberto para receber animais, sendo ainda um dos poucos mantidos por uma prefeitura no país. Situado na Serra do Periperi, o Cetas já acolheu mais de 70 mil animais, devolvendo mais de 55 mil deles à natureza.

De acordo com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista, os animais chegam à unidade por meio de apreensões realizadas por órgãos responsáveis, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, ou através de resgates solicitados pela população ao Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal ou Cetas. Há também casos de transferência entre órgãos, como o Inema, e entregas voluntárias.

Devido ao estado debilitado em que muitos chegam, apenas a equipe da Semma e pesquisadores têm acesso ao espaço, visando preservar a integridade dos animais. Funcionando como um hospital veterinário especializado em fauna silvestre, o Cetas presta os cuidados necessários, visto que esses animais são mais susceptíveis a doenças.

Após chegarem à unidade com machucados, traumas e estresse, os animais passam por triagem, recebendo cuidados veterinários e alimentação adequada. Os pássaros são encaminhados a um viveiro conhecido como “avoadeira”, onde podem voar e exercitar a musculatura.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória da Conquista

“Nosso objetivo é a reintrodução dos animais em seu habitat, por isso, desenvolvemos juntos com a nossa equipe estratégias que envolvem muita pesquisa sobre cada uma das espécies que chegam aqui. Nosso trabalho acontece diariamente, de domingo a domingo. A reabilitação das aves, que chegam o tempo todo, conta com coleta de DNA para identificação do sexo e também com o implante de penas, que é realizado com as penas coletadas de animais que não resistem aos ferimentos”, explicou a médica veterinária Rosana Ladeia.

Dependendo da evolução de seu quadro clínico, os animais são devolvidos à natureza após a equipe da unidade identificar áreas apropriadas para soltura e realizar o transporte adequado, garantindo seu retorno ao habitat natural. Mais de 76% dos animais resgatados são reintegrados dessa forma.

Além da equipe técnica especializada, o Cetas conta com a parceria dos cursos de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que auxiliam com pesquisas e estágios. O professor doutor do curso de Biologia da Ufba, Ricardo Fraga, avalia que o engajamento dos estudantes nas iniciativas promovidas pelo Cetas, especialmente nos projetos de reintrodução de animais silvestres, desempenha um papel crucial no enriquecimento da formação acadêmica dos futuros biólogos e biólogas.

“A participação ativa nessas atividades de campo e pesquisa proporciona uma experiência prática incomparável, permitindo a aplicação e o aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Essa imersão direta não apenas facilita o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais, mas também proporciona uma compreensão mais profunda dos desafios reais enfrentados na preservação da biodiversidade”, avaliou Ricardo.

Colaborar com o Cetas e com a biodiversidade local é simples: não adquira animais silvestres como se fossem pets, evite o consumo de carne de caça e denuncie qualquer criação irregular de animais silvestres entrando em contato com o Cetas através do telefone (77) 3423-2247 ou do e-mail cetasvca@yahoo.com.br. A equipe irá resgatar o animal e fornecer os cuidados necessários.

Esta postagem foi publicada em 8 de abril de 2024 15:00

Publicado por

Notícias recentes

Reunião em Guanambi discutiu estratégias para o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

Em uma reunião realizada nesta terça-feira, 30 de abril, na sede do Instituto do Meio…

30 de abril de 2024

Prefeitura abriu concurso com salários de até R$ 4,6 mil na Bahia

A Prefeitura de Lafaiete Coutinho, município localizado na Região de Jequié, abriu um concurso público…

30 de abril de 2024

Rede PagueMenos oferta vagas emprego em Brumado, Guanambi, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Rede Farmácia Pague Menos e Extrafarma, segunda maior empresa varejista de produtos farmacêuticos do…

30 de abril de 2024

Prosegur seleciona para vagas de emprego em Feira de Santana, Juazeiro, Salvador e outras cidades

A empresa de transporte de valores e segurança Prosegur está ofercendo vagas de emprego em…

30 de abril de 2024

Concursos da Prefeitura de Montes Claros ofertam mais de 4 mil vagas

A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, está com dois concursos públicos…

30 de abril de 2024

ANTT aprovou construção de ponte ferroviária de 1,6 km entre dois estados

O projeto executivo para construção de uma nova ponte ferroviária foi aprovado pela Agência Nacional…

30 de abril de 2024