Salvador registrou o dobro da média de chuva para o mês de abril e segue em alerta

As primeiras semanas do mês de abril foram extremamente chuvosas em Salvador. Até esta terça-feira (16), a estação meteorológica convencional no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no bairro de Ondina, registou acumulado de 581 mm. A capital baiana deve continuar recebendo chuvas intensas nos próximos dias.

De acordo com os dados do órgão, a média climatológica do período de trinta anos, compreendido entre os anos de 1991 e 2020, é 284,9 mm, menos da metade do registro no mês até o momento.

Em relação a abril 2023, quando choveu 195,7 mm, o acumulado atual corresponde a quase três vezes.

Também choveu acima da média na capital nos meses de janeiro e fevereiro, e ligeiramente abaixo da média em março.

As chuvas constantes na capital têm deixado a população em alerta constante, pincipalmente nas áreas de risco de deslizamentos de terra e de alagamentos. Por esta razão, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) tem emitido alertas e acionado sirenes para informar os moradores com antecedência da eminência de chuvas fortes.

O maior acumulado de chuvas em 24 horas na capital baiana foi registrado no dia 2, de 109,7 mm. No dia 8, o volume foi de 105,6 mm e no dia 9 de 89,4 mm. Nesta terça-feira (16), choveu 72,4 mm.

Fonte: Inmet

Alerta

Um alerta laranja, de perigo, foi emitido pelo Inmet na manhã desta quarta-feira (17), indicando possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

O aviso engloba outras 118 cidades baianas, incluindo Feira de Santana, além de 22 do estado de Sergipe, e tem duração até às 10h desta quinta-feira (18). A Bahia ainda tem 135 municípios sob alerta amarelo.

Veja os detalhes do alerta laranja

Veja os detalhes do alerta amarelo

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas, alagamentos ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile