Unidade móvel de castração começou a funcionar em Vitória da Conquista

Nesta quinta-feira, 9 de maio, entrou em operação o Castramóvel, um trailer equipado com todo o aparato necessário para realizar cirurgias de castração de forma itinerante. A cerimônia simbólica de inauguração do serviço aconteceu na Praça Nove de Novembro.

De acordo com a prefeitura, o evento reuniu integrantes do governo municipal, vereadores, transeuntes e outros convidados. No local, houve distribuição de brindes fornecidos por apoiadores privados, como embalagens de ração para cães e gatos, protetor solar e balões para o público infantil.

Na oportunidade, houve ainda um reforço à campanha de conscientização sobre a causa animal – a revista em quadrinhos da Turma do Melo, criada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para orientar, de forma lúdica e didática, sobre a importância e a urgência dos cuidados com os animais. O conteúdo da revista, que pode ser acessado neste link.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, falou aos participantes sobre a prioridade do Castramóvel, que é cuidar, especialmente, dos cachorros e gatos que vivem em abandono pelas ruas – embora a equipe também vá se dedicar aos animais de estimação.

“É um equipamento muito esperado pela comunidade, principalmente o pessoal da causa animal. Com ele, nós vamos conseguir dar uma turbinada nas castrações e ter acesso aos bairros mais periféricos e à Zona Rural”, observou Ana Cláudia.

“A castração é fundamental. Através dela, a gente tem o cuidado com os animais e, por isso, uma redução dos que vivem abandonados nas ruas”, complementou a secretária.

A prefeita Sheila Lemos aproveitou a oportunidade e contextualizou as ações municipais dedicadas à causa da proteção aos animais. “Temos um desafio enorme”, adiantou. “O primeiro passo foi dado com a criação da clínica Casa. O segundo, com o Castramóvel. E vamos continuar a fazer mais e mais para que a nossa cidade seja uma referência nos cuidados com os animais”, garantiu a prefeita.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile