A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou nesta sexta-feira (17) o “Em Torno do Barro”, uma série de minidocumentários que mergulha no fascinante universo da cerâmica e apresenta talentosos mestres e mestras do saber popular das olarias de Maragogipinho e Coqueiros, na Bahia.
De acordo com informações da Universidade, a sérei é composta por 10 episódios, cada um revelando segredos e técnicas desse saber tradicional, a série terá episódios lançados semanalmente no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFRB, oferecendo uma experiência única de descoberta e apreciação.
O ponto alto dessa jornada será o lançamento da versão completa do documentário na cidade de Maragogipinho, previsto para o segundo semestre de 2024.
A partir de 16 de maio, com a divulgação do trailer de “Em Torno do Barro”, todas as quintas-feiras, a página da PROEXC vai publicar um minidocumentário, apresentando os saberes e os artistas por trás da arte da cerâmica.
Os mestres e mestras destacados na série – Mestre Zé, Mestra Dadá, Mestre Rosalvo, Mestre Toddy, Mestre Padre, Mestre Vitorino, Mestra Enoé, Mestre Almerentino, Mestra Lourdes e Mestra Cadu – foram premiados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no primeiro festival da Cerâmica Maragogipinho, ocorrido no segundo semestre de 2023.
A ideia do festival e do lançamento do documentário é homenagear o artesanato produzido na região.
“A UFRB está comprometida em consolidar-se como uma universidade pluriepistêmica, promovendo a integração entre o conhecimento acadêmico e os saberes populares”, afirma o pró-reitor de Extensão e Cultura, Danillo Barata.
“O objetivo deste e de outros projetos da nossa Universidade é valorizar o diálogo e a memória dos saberes tradicionais, fortalecendo o reconhecimento de sábios tradicionais como pares, e a relevância das dimensões étnico-racial, política, cultural, ambiental, pedagógica e epistemológica”.
Localizado no baixo sul da Bahia, Maragogipinho é um vilarejo com aproximadamente 3 mil habitantes – distrito do município de Aratuípe. À beira dos rios Maragogipinho e Jaguaripe, reúne mais de 140 olarias de produção artesanal.
A tradição é passada de geração em geração, na região reconhecida pela Unesco como o maior Polo de Cerâmica Artesanal da América Latina.
Já Coqueiros, distrito da cidade Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu. A região se destaca na produção ceramista do Recôncavo, uma tradição que é protagonizada por mulheres.
As panelas e itens de cozinha produzidos em Coqueiros são famosas por resistirem a altas temperaturas.
A série “Em Torno do Barro” foi produzida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRB, em parceria com o Ministério da Cultura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.