19.3 C
Guanambi
15.2 C
Vitória da Conquista

Transporte público de Vitória da Conquista recebeu novos ônibus

Mais Lidas

Neste sábado (8), foram apresentados 14 ônibus zero-quilômetro que serão integrados à frota das empresas vencedoras da licitação do transporte coletivo  de Vitória da Conquista.

De acordo com informações da Prefeitura do municipio, o ato de entrega aconteceu no Bosque da Paquera, em frente ao Parque de Exposições Teopompo de Almeida, onde é realizada a 53ª Exposição Agropecuária.

Tendo a qualidade do serviço do sistema de transporte público um dos grandes desafios da sua gestão, a prefeita Sheila Lemos esteve no local para examinar os novos ônibus, ressaltando a importância da renovação da frota, aliada ao valor da tarifa mantida no valor de R$ 3,80 desde o ano de 2018 e considerada uma das menores do país.

A prefeita enfatizou os esforços realizados para superar os problemas enfrentados durante a pandemia da Covid-19, que resultaram na diminuição do uso do transporte coletivo.

Com a autoridade de quem participa da Comissão de Mobilidade Urbana na Frente Nacional de Prefeitos, Sheila declara conhecer de perto a realidade do transporte público das cidades brasileiras e que tem trabalhado pela melhoria constante do serviço.

“O município, por meio da própria gestão do transporte público, teve que construir todo o edital de licitação. Conseguimos licitar os dois lotes e hoje temos 45 novos ônibus para a frota”, afirmou a prefeita.

Segundo o coordenador de transporte público, Sérgio Hubner, a aquisição desses novos veículos fará com que a idade média da frota que circula pela cidade passe a ser de apenas 4 anos. “É um grande passo que dêmos aqui hoje, o que proporcionará um equilíbrio no atendimento de veículos em toda a cidade”, destacou Hubner.

Além de proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros, a chegada dos novos ônibus também trará benefícios aos trabalhadores do setor, como os motoristas. Marta Barreto, que atualmente ocupa o cargo de manobrista e está prestes a se tornar motorista da Viação Atlântico, comemorou a aquisição dos veículos zero-quilômetro.

“Ônibus novos na cidade é algo muito bom. Bom para nós, que estamos na direção, e muito mais para os passageiros”, comentou Marta.

Frota renovada

A entrega dos 14 ônibus zero-quilômetro fecha um ciclo significativo na busca por uma mobilidade urbana cada vez mais eficiente e sustentável. Assim, os ônibus chegam a Vitória da Conquista munidos com os seguintes equipamentos:

  • Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases.
  • Trem de força VW 17.230.
  • Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.
  • Três portas.
  • Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.
  • Biometria facial.
  • Wi-fi.
  • Pontos de recarga de energia USB.
  • Câmeras de monitoramento.
  • Plataforma elevatória.
  • Quatro displays eletrônicos identificando itinerários: letreiros (placas de LED) superior e auxiliares.

Além de facilitar a identificação da linha de destino, as quatro bandeiras evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas