Foi anunciado nesta quarta-feira (19), pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que o Estado da Bahia contará com um novo Hospital Universitário, que será construído na cidade de Paulo Afonso.
De acordo com a Univasf, o terreno para a construção do hospital será doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) e após a conclusão da obra a unidade hospitalar será doada à Univasf para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação e prestação de serviços de saúde à população da região de Paulo Afonso.
A gestão do novo hospital será da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estas decisões fazem parte de um acordo homologado em cerimônia realizada na última segunda-feira (17), na sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso.
Participaram da solenidade o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; o superintendente do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), Julianeli Tolentino, representando o presidente da Ebserh, Arthur Chioro; o coordenador do SistCon, desembargador federal Carlos Pires Brandão; o diretor da Subseção, juiz federal João Paulo Pirôpo; o coordenador do JEF de Paulo Afonso, juiz federal substituto Diego de Amorim; o prefeito em exercício de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos; e o diretor do Núcleo Regional de Saúde Norte da Bahia, Pedro Alcântara de Souza.
O acordo celebrado é resultado do processo de conciliação realizado pelo SistCon junto à União, Ministério Público Federal, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, Univasf, Ebserh e Eletrobras Chesf, a partir de uma Ação Civil Pública e uma Ação Ordinária que tramitavam na 1ª Região, envolvendo questões de administração, custeio e manutenção do Hospital Nair Alves de Souza (Hnas).
Pelo acordo firmado, cada instituição terá responsabilidades específicas para a concretização do novo hospital. A construção da unidade será executada pelo Estado da Bahia, que contará com apoio técnico da Univasf e da Ebserh. A previsão é que a construção seja concluída em um prazo de dois anos.
Ao município de Paulo Afonso caberá a gestão do Hnas até que o novo hospital fique pronto e entre em funcionamento, sob a administração da Ebserh. A partir de agora, as instituições têm 120 dias para apresentar um Plano Operativo, com cronograma de ações, dimensionamento de pessoal e responsáveis por cada ação.
Para o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, além de possibilitar a melhoria da formação dos estudantes da Universidade em Paulo Afonso, a unidade hospitalar permitirá ampliar a oferta de serviços de saúde de excelência na região.
“Com esse novo HU, nós iremos dar um passo muito importante em relação à excelência da oferta de serviço de saúde com a possibilidade de ofertar serviços de saúde que hoje não estão disponíveis em Paulo Afonso”, afirmou.
O reitor destacou que o Hospital Universitário é um equipamento de extrema importância para o cenário de prática e a formação dos estudantes da área de Saúde. “O novo hospital irá contribuir muito para a qualidade da formação dos nossos estudantes do curso de Medicina do Campus Paulo Afonso”, disse.
Telio Leite também ressaltou que, recentemente, o curso recebeu nota máxima no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o HU irá fortalecer ainda mais a estrutura do curso na cidade de Paulo Afonso.