A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou nesta quarta-feira (24) edital inédito do Programa Bolsas Renaissance 2024, que vai selecionar estudantes de graduação da universidade em situação de vulnerabilidade social para receberem de bolsa de estudo.
Conforme informações da Uneb, a iniciativa é resultado da parceria entre a Universidade e a Fundação BeyGOOD, instituição filantrópica da cantora norte-americana Beyoncé Knowles-Carter.
Serão selecionados 15 estudantes dos cursos de graduação nas modalidades presencial ou EaD da instituição.
Cada discente selecionado vai receber uma bolsa de estudo no valor total de US$ 2 mil (equivalente a cerca de R$ 10 mil no câmbio atual), em parcela única.
Entre os requisitos descritos no edital da seleção, o candidato deve estar cadastrado no CadÚnico, do governo federal; ser maior de 18 anos; ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total do curso; possuir um rendimento acadêmico de ao menos 7; não estar empregado; e não receber bolsa de qualquer modalidade de auxilio.
As inscrições vão estar abertas nos próximos dias 7 a 21 de agosto, e devem ser efetivadas através dá página eletrônica disponibilizada pela Universidade.
O resultado da homologação das inscrições será divulgado no dia 2 de setembro, seguindo-se as etapas de análise de documentos, entrevista online e homologação final dos estudantes selecionados, após prazos recursais.
A concessão das bolsas de estudo está prevista para o ano letivo de 2024.
O processo seletivo está sendo executado pela Comissão de Seleção e Acompanhamento do Programa de Bolsas Renaissance, designada pela Reitoria da Uneb, juntamente com a Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint) e as pró-reitorias de Assistência Estudantil (Praes) e de Ações Afirmativas (Proaf) da universidade.
Parceria Uneb e Beyoncé
A parceria entre a Fundação BeyGOOD e a Uneb foi firmada em dezembro de 2023, quando dirigentes da instituição filantrópica visitaram a Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador.
Poucos dias após, Beyoncé e a reitora Adriana Marmori se encontraram, em companhia do secretário especial Elizeu Clementino (Serint) e estudantes da Uneb, no “Club Renaissance”, evento de lançamento o álbum e filme “Renaissance”, da cantora norte-americana.