Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) informou que em reunião realizada no dia 10 de junho, com os reitores das universidades federais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou a criação de dez novos campi de universidades federais, entre eles o campus de Jequié que deverá ser implantado.
De acordo com a instituição, neste momento, a universidade está em fase preliminar de estudos para avaliar a criação de um quarto campus. Ao todo serão ofertadas 738 vagas em todo país.
A proposta em construção, trazida pelo Ifba através da reitora, Luzia Matos Mota e pelo diretor do Campus Jequié, Luciano Pestana, é a cessão de uma parte da área onde hoje funciona o campus do Ifba, criado em 2011.
No último dia 24 de agosto, uma comitiva da Reitoria, composta pela reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, o vice-reitor, professor Francisco José Mesquita Gomes, a pró-reitora de Administração, professora Francismary Silva, e o pró-reitor de Gestão Acadêmica, professor Francesco Lanciotti Jr, esteve em Jequié para conhecer a área ofertada para essa expansão, sendo recebida pela reitora do Ifba, professora Luzia Matos Mota, e pelo diretor do campus do Ifba de Jequié, professor Luciano Pestana.
Conforme a reitora Joana Angélica, as conversas estão em fase inicial, e uma comissão da UFSB deve ser nomeada para o levantamento de dados suficientes para formular uma proposta que será apreciada no Conselho Superior da Universidade.
Além disso, diálogos nos níveis interinstitucional e ministerial estão em andamento para avaliar a viabilidade da proposta.