A partir de segunda-feira, 2 de setembro, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações 5G em mais 194 municípios brasileiros.
A autorização foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), realizada na terça-feira, 27 de agosto.
Com a liberação, 22 unidades da federação estão incluídas nesta fase de expansão, abrangendo os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Todos os municípios dessas unidades federativas estão liberados para receber o sinal.
No entanto, a liberação da faixa de 3,5 GHz não implica na instalação imediata das redes 5G nesses locais. A ativação das redes dependerá do cronograma específico de cada operadora responsável. Assim, o processo de implementação poderá variar de acordo com o planejamento individual de cada prestadora.
Com esta nova autorização, o Brasil atinge a marca de 5.002 municípios com a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G standalone, o que representa uma cobertura populacional de aproximadamente 94,5%, atingindo cerca de 201,7 milhões de brasileiros. Esse número corresponde a quase 13% dos municípios do país que agora têm a possibilidade de ativar o sinal 5G.
Para garantir maior transparência no processo, o Gaispi disponibiliza um painel de dados que permite o acompanhamento das liberações e do planejamento das futuras expansões. Nesse painel, é possível verificar quais municípios já estão liberados, bem como as cidades e bairros com estações 5G licenciadas e os aparelhos celulares certificados para uso da nova tecnologia.
Para mais informações, a Anatel oferece dashboards específicos para consulta, incluindo dados sobre as estações 5G na faixa de 3,5 GHz e aparelhos compatíveis, disponíveis nos links abaixo:
Gaispi: Liberação e Planejamento 3,5 GHz
Estações do SMP
Certificação de Celulares 5G
Confira aqui a lista completa de cidades que serão beneficiadas com a nova liberação.