29.5 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Governo da Bahia faz parceria com Emirados Árabes para plantio inédito de tâmaras em solo brasileiro

Mais Lidas

Na manhã desta quarta-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, e representantes da Al Foah Company. O encontro teve como objetivo discutir os próximos passos de uma parceria inovadora para o plantio de tâmaras em solo brasileiro.

Durante a reunião, foram abordados detalhes sobre a iniciativa que promete trazer uma nova cultura agrícola ao Brasil. Até o momento, o país já recebeu 110 mudas de tamareira, que estão sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. As mudas passam por um período de observação sanitária antes de serem testadas nas regiões norte e oeste do estado.

Doze variedades de tâmara foram enviadas à Bahia para estudos nos biomas do Cerrado e da Caatinga, que apresentam condições climáticas e de solo semelhantes às dos Emirados Árabes Unidos.

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a Bahia pode se tornar o principal exportador brasileiro de tâmaras em seis anos, com o plantio alcançando estabilidade nesse período. “Estamos planejando realizar experiências com essas variedades para, posteriormente, produzir, beneficiar e consumir tanto no Brasil quanto na América Latina”, ressaltou.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, informou que, em parceria com a Seagri e a Sema, serão aplicadas tecnologias de microaspersão e aprimoramento genético para viabilizar o plantio de tamareiras no Brasil e que a colheita pode ocorrer em dois a três anos.

O vice-presidente da companhia Al Foah Company, Mohamed Ghanim Al Mansoori, explicou que no primeiro momento será avaliada a resposta da tamareira no solo baiano e, então, serão realizados melhoramentos genéticos para que o próprio país já possa comercializar a fruta internamente.

“Sendo bem sucedida a experiência, nós vamos aumentar para 1.500 mudas até chegarmos a 10 mil árvores (no estado). Esse é o nosso objetivo. Então, depende do resultado desse primeiro passo, do nosso planejamento e do sucesso desse ensaio, só então passaremos para as variedades ajustadas, certas para a Bahia, para o solo baiano”, disse.

O embaixador dos Emirados Árabes e os representantes da Al Foah Company ainda visitam, nesta quinta-feira (19) a cidade de Barreiras, no centro oeste baiano.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas