Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Blitz da Telefonia Móvel fará medições de qualidade dos sinais de 4G e 5G em Salvador, passando por locais como o Aeroporto Internacional de Salvador, Arena Fonte Nova, estações de metrô, hospitais e pontos turísticos, incluindo o Farol da Barra e a Igreja do Bonfim.
O Pelourinho foi escolhido como o ponto de partida da Blitz da Telefonia Móvel em Salvador. Na última sexta-feira (20), o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, esteve no local para acompanhar os técnicos da Anatel durante a medição da qualidade do sinal. A escolha do Pelourinho se deu pela alta concentração de pessoas e pelo número expressivo de reclamações sobre problemas de conectividade na área.
O objetivo da Blitz é verificar a cobertura e qualidade dos serviços de telefonia móvel, especialmente em áreas com maior número de queixas da população. Após as medições, a Anatel produzirá um relatório detalhado, que será enviado ao Ministério das Comunicações e às operadoras de telefonia. Caso sejam identificados problemas, as empresas terão até seis meses para realizar os ajustes necessários. Uma nova verificação será feita após esse período para confirmar se as melhorias foram implementadas.
A ação faz parte do programa ConectaBR, que busca melhorar a cobertura de sinal em todo o Brasil, aumentando o índice de cobertura das operadoras para 95% e elevando a velocidade mínima da internet móvel para 10 Mbps no 4G e 100 Mbps no 5G.