Após um longo período de estiagem, a Região de Guanambi voltou a registrar chuvas nesta quarta-feira, 16 de outubro. A última chuva significativa na região ocorreu nos primeiros dias de abril, totalizando quase 200 dias de seca.
As primeiras precipitações atingiram alguns municípios, e a previsão indica que as chuvas devem continuar pelo menos até o início da próxima semana.
Em Guanambi, o volume registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, foi de apenas 2 milímetros (mm). Leitores da Agência Sertão relataram chuvas mais expressivas no interior do município, como nos distritos de Mutãs e Morrinhos.
Em outras localidades da região, as primeiras chuvas da primavera foram mais volumosas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até a manhã desta quinta-feira (17), os maiores acumulados foram em Igaporã (16 mm), Palmas de Monte Alto (16 mm), Matina (15 mm), Tanque Novo (13 mm) e Urandi (12 mm).
Cidades próximas também registraram chuvas expressivas. O maior volume foi em Presidente Jânio Quadros, na Região de Vitória da Conquista, com 74 mm. Em Aracatu, o acumulado foi de 56 mm, e em Dom Basílio, de 50 mm.
No Sul da Bahia, Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália registraram volumes próximos a 60 mm. No Vale São-Franciscano, Morpará acumulou 42 mm.
No Extremo-Oeste Baiano, as chuvas também começaram a aparecer. Em Barreiras, o volume foi de 15 mm, enquanto Formosa do Rio Preto registrou quase 5 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão
Parte significativa do estado permanece sob alerta amarelo para chuvas intensas. A previsão indica que as precipitações devem continuar até o início da próxima semana.
Os modelos meteorológicos apontam que o acumulado de chuva na região pode variar entre 50 e 70 mm nos próximos dias, com volumes irregulares em algumas áreas.
Além disso, com o céu predominantemente nublado, as temperaturas máximas devem cair, ficando próximas aos 30ºC. Na semana anterior, o calor chegou a 39,4ºC em Guanambi.