21.4 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Vice-presidente participará do lançamento da pedra fundamental de usina de etanol de milho na Bahia

Mais Lidas

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participará, nesta segunda-feira (21/10), do lançamento da pedra fundamental da usina de etanol de milho do Grupo Inpasa, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

O evento, marcado para as 10h, acontecerá na área destinada à construção da nova planta, localizada na BR-242, km 900, zona rural do município, ao lado da Fazenda Captar West Bahia Farm.

A Inpasa Brasil, maior produtora de etanol de milho da América Latina, investirá R$ 1,2 bilhão na construção da usina, que deverá ser inaugurada em 2026. A unidade terá capacidade para processar 1 milhão de toneladas de grãos e produzir 460 milhões de litros de etanol por ano.

Além disso, a planta produzirá 230 mil toneladas de farelo de milho (DDGs), 23 mil toneladas de óleo vegetal e gerará 200 GWh de energia elétrica por ano.

De acordo com a Inpasa, durante a obra, serão criados cerca de 2,5 mil empregos, com a previsão de geração de mais de 450 empregos diretos quando a usina estiver em operação. A iniciativa deve impulsionar ainda mais a economia da região, que já se destaca no agronegócio com a produção de milho, soja e algodão.

O Grupo Inpasa iniciou suas operações em 2008, no Paraguai, e desde 2018 expandiu suas atividades para o Brasil. Atualmente, o grupo possui três usinas em funcionamento no país, localizadas em Sinop (MT), Nova Mutum (MT) e Dourados (MS), além de outras duas em construção em Sidrolândia (MS) e Balsas (MA). A nova usina na Bahia será a oitava unidade da empresa.

A produção de etanol de milho tem crescido no Brasil, e estima-se que, na safra atual, o combustível feito a partir desse grão represente cerca de 20% do total produzido no país, sendo o restante proveniente da cana-de-açúcar.

O credenciamento para cobertura do evento deve ser realizado até as 19h de 20 de outubro de 2024, por meio do Sistema de Credenciamento de Imprensa do Palácio do Planalto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas