23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Bahia receberá encontro internacional do setor de energia eólica em 2025

Mais Lidas

A 15ª edição da Brazil Wind Power, maior encontro nacional da indústria eólica, teve sua abertura realizada nesta terça-feira, 22 de outubro, em São Paulo, com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Durante o evento, a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica) anunciou que a próxima edição, agendada para 2025, ocorrerá no estado da Bahia. A iniciativa tem como objetivo trazer uma série de empresas para explorar novas oportunidades de investimento na região.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a trajetória da Bahia na atração e consolidação da cadeia produtiva da energia eólica, que teve início ainda no governo de Jaques Wagner. “Foram mais de 10 anos de trabalho para chegarmos a essa posição. Agora, queremos dar novos passos, ampliando a produção de energia limpa e associando isso à produção de hidrogênio verde, criando condições para a instalação de novas indústrias na Bahia”, afirmou o governador.

O evento em São Paulo foi acompanhado por secretários estaduais, incluindo Eduardo Sodré, do Meio Ambiente; Angelo Almeida, do Desenvolvimento Econômico; e André Joazeiro, da Ciência, Tecnologia e Inovação. A presença das autoridades ressalta o comprometimento do governo baiano em promover a energia renovável e desenvolver o setor industrial.

Desde maio deste ano, a Bahia ocupa a liderança nacional na geração de energia eólica, com 350 usinas em operação e 36 em fase de implantação. A energia renovável representa 98% da eletricidade gerada no estado, sendo 60% dessa energia proveniente dos ventos. Essa capacidade consolidada posiciona a Bahia como um polo estratégico para investimentos no setor de energia sustentável.

A realização do Brazil Wind Power em 2025 na Bahia representa uma oportunidade significativa para o estado, que busca não apenas expandir sua produção de energia limpa, mas também atrair investimentos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social da região.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas