Bolsa Atleta 2024 divulgou lista com mais de 200 contemplados

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou na última quarta-feira, 23 de outubro, o resultado final do edital de 2024 do Programa Bolsa Esporte, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A iniciativa do Governo da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), beneficiará 211 atletas de 34 modalidades esportivas, incluindo oito paradesportivas. O programa disponibiliza um auxílio de até R$ 3,8 mil mensais, conforme a categoria do atleta, totalizando um investimento de R$ 3,4 milhões.

Nesta edição, o aporte financeiro para o programa teve um aumento significativo de até 110% em relação ao último edital. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou que o valor das bolsas foi ampliado em todas as categorias, permitindo que os atletas planejem melhor suas atividades de treinamento e nutrição. “Os recursos são depositados diretamente na conta do atleta, possibilitando o planejamento de treinos e outras necessidades”, afirmou.

As modalidades com maior número de contemplados incluem canoagem, boxe, ciclismo, ginástica e natação. A canoagem lidera com 27 atletas, destacando-se com a presença de Jack Godmann e Felipe Santana, ambos com experiência olímpica.

O boxe e o ciclismo também possuem atletas olímpicos na lista, como Keno Marley e Paôla Reis, respectivamente. A natação, com 15 representantes, inclui a maratonista José Luiz Sanches, e a ginástica, com 10 atletas, traz nomes como Keila Santos.

O paradesporto também é uma prioridade do programa, com 17 representantes em diversas modalidades, como futebol de cegos, paranatação e paracanoagem. Entre os destaques estão os medalhistas paralímpicos Cássio Reis e Renê Campos, além de Dijackson Passos, reconhecido internacionalmente no parasurf.

Criado em 2009 pela Lei 11.363, o Programa Bolsa Esporte oferece apoio financeiro a atletas classificados por meio de chamamento público, com a possibilidade de renovação anual. O coordenador estadual de esporte, Gustavo Miranda, informou que a próxima etapa envolve a coleta de dados bancários dos atletas beneficiados para iniciar os pagamentos, com expectativa de que os primeiros depósitos ocorram em novembro ou dezembro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile