A partir de 4 de novembro, prestadoras de telecomunicações que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e a ativação de estações de 5G em 189 novos municípios.
A decisão foi tomada durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,625 a 3,700 MHz (GAISPI) realizada em 30 de outubro. Com essa liberação, o total de municípios habilitados para o uso da faixa de 3,5 GHz chega a 5.380, abrangendo cerca de 210 milhões de brasileiros.
O acesso à faixa de 3,5 GHz possibilitará a implementação de redes de 5G standalone, que promete melhorar a conectividade e a qualidade dos serviços de telecomunicações. No entanto, é importante destacar que a liberação não implica na imediata instalação das redes 5G. A ativação dessas estações depende do planejamento e das estratégias individuais de cada prestadora, que poderá realizar a instalação conforme suas próprias agendas e recursos.
A decisão do GAISPI está alinhada com as diretrizes do Edital do 5G e contempla municípios que já passaram por processos de migração da recepção do sinal de televisão. Esses processos envolvem a mudança de sistemas de antenas parabólicas na banda C para a banda Ku, além da instalação de filtros para mitigar interferências nas estações de Serviço Fixo por Satélite (FSS). Os Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão totalmente liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.
Com a nova liberação, 26 unidades da federação estão com todos os seus municípios aptos para ativação das estações. Apenas 190 municípios do Estado da Bahia ainda aguardam a liberação, prevista para ser discutida na próxima reunião do GAISPI. A continuidade das ações garante que a maior parte do país estará coberta pela nova tecnologia, que é esperada para trazer avanços significativos em conectividade.
Para os moradores que utilizam a TV aberta via antena parabólica, adaptações nos equipamentos serão necessárias para evitar interferências. Aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar um kit gratuito para essa adaptação. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já distribuiu mais de 4 milhões de kits desde o início das atividades, com a capacidade de instalação de cerca de 10 mil kits por dia.