31.9 C
Guanambi
28.5 C
Vitória da Conquista

Pesquisadores do Ifba lançaram livro intitulado “O Bolsonarismo e o Brasil Profundo”

Mais Lidas

Já está disponível para leitura o livro “O Bolsonarismo e o Brasil Profundo: A Dimensão Sociocultural do Fenômeno e Seus Elementos Formativos”, publicado pela Quipá Editora.

Dividido em quatro capítulos, o livro é resultado de uma pesquisa iniciada em 2020 e foi produzido com recursos do edital de incentivo a projetos de pesquisa, inovação e extensão do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

Ler o livro

Desenvolvido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Brasil Profundo (Laebrap), a obra foi escrita pelos pesquisadores do campus Salvador Fábio Baldaia, Sinval de Araújo, Tiago Medeiros além de Rodrigo Ornelas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo o Ifba, o prefácio foi assinado pelo professor da UFBA Milton Moura, que investiga temas como diferença cultural, história das festas, a exemplo do carnaval de Salvador, e coordena o grupo de pesquisa “O Som do Lugar e o Mundo”.

Durante sua realização, a pesquisa repercutiu em veículos como BBC Brasil, Brasil de Fato, UOL, The Economist e Emile Magazine. A equipe analisou dados na rede social X (antigo Twitter) para mapear o discurso e influências, além de uma revisão de publicações sobre o tema.

Sobre o livro

O livro “O Bolsonarismo e o Brasil Profundo: A Dimensão Sociocultural do Fenômeno e Seus Elementos Formativos”, escrito por Tiago Medeiros, Rodrigo Ornelas, Sinval Araújo e Fabio Baldaia, explora as raízes culturais e históricas que sustentam o fenômeno político do bolsonarismo.

Publicado pela Quipá Editora, a obra combina abordagens multidisciplinares, como ciência política, sociologia e antropologia, para investigar o impacto do bolsonarismo em três eixos principais: institucional, cultural e político-ideológico.

Vale ressaltar que o livro propõe que o bolsonarismo não é apenas um evento conjuntural, mas uma manifestação de longa duração do que os autores denominam “Brasil profundo”, caracterizado por comportamentos, valores e representações enraizados na cultura brasileira.

Com base em ampla pesquisa e análise de dados, os autores identificam elementos como messianismo, autoritarismo, malandrismo e punitivismo como traços predominantes dessa conexão sociocultural.

A obra é dividida em quatro capítulos e uma conclusão, abordando desde as interpretações midiáticas sobre o bolsonarismo até sua inscrição em valores culturais brasileiros. Além de enriquecer o debate acadêmico, o livro convida os leitores a refletirem sobre o papel das tradições culturais na formação de fenômenos políticos contemporâneos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas