31.9 C
Guanambi
28.5 C
Vitória da Conquista

IF Baiano abrirá inscrições para novo curso superior em 2025

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano Campus Senhor do Bonfim está expandindo sua oferta de ensino superior com a implantação do curso de Bacharelado em Administração, cujo processo seletivo será realizado no início de 2025.

Com aulas previstas para começar em março, o novo curso será ofertado no período noturno, facilitando o acesso tanto para jovens recém-saídos do ensino médio quanto para trabalhadores que buscam qualificação profissional.

Segundo o site oficial do IF, o processo seletivo para a seleção da primeira turma ainda está em fase de discussão e planejamento. A ideia é que o curso seja ofertado parcialmente via ENEM/SiSU e outra parte das vagas por meio de um processo seletivo local, cujos detalhes serão divulgados em breve. Essa combinação pretende garantir maior acesso e diversificação no perfil dos ingressantes.

De acordo com o professor Guilherme Mota, membro do Grupo de Trabalho responsável pela formulação da proposta, a iniciativa de implantar o curso surgiu da necessidade de diversificar e ampliar a oferta de graduações no campus. Ele destaca que o campus possui excelente infraestrutura com capacidade de ampliação de oferta de vagas, especialmente no período noturno, período no qual apenas um curso superior estava em atividade.

O curso de Administração foi escolhido para ser o primeiro curso de Bacharelado do campus, após estudos que identificaram seu potencial de impacto na região, que integra o Território do Piemonte Norte do Itapicuru.

Segundo Guilherme, essa é uma área de economia diversificada, com destaque para a agricultura familiar, comércio e mineração, mas que carece de profissionais qualificados na área de gestão. O novo curso visa atender a essa demanda, formando profissionais capacitados e promovendo uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão para o desenvolvimento regional.

A implantação do curso envolveu diálogo com diferentes segmentos da sociedade. Guilherme destaca que o processo de elaboração do projeto contou com a participação de representantes de poderes públicos, associações, cooperativas, ONGs, movimentos sociais e setores produtivos locais. Essa abordagem colaborativa garantiu que o curso fosse estruturado considerando as necessidades do território e as oportunidades para dinamizar sua economia.

Além de Administração, o campus já oferece as Licenciaturas em Ciência da Computação e Ciências Agrárias. O novo curso eleva para três o número de graduações e reforça a perspectiva de verticalização do ensino na instituição. “Para o campus, este é um passo importante na consolidação do ensino superior, ampliando nossas possibilidades de interação com a comunidade externa e promovendo parcerias que beneficiam o território”, acrescenta Guilherme.

O presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso, professor Wellington Dantas, também enfatiza o impacto do novo curso para o território. “O Curso de Bacharelado em Administração representa um marco histórico para o IF Baiano e para o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru”, afirma. Ele ressalta que a formação proporcionará aos estudantes ferramentas para transformar realidades por meio de práticas sustentáveis e inovadoras, alinhadas às demandas locais, regionais e nacionais.

Em Audiência Pública, realizada em abril com a comunidade para apresentar o projeto do curso, o prefeito da cidade de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, destacou que o curso chega em um momento importante para o município e cidades circunvizinhas. Ele ressaltou que teve que fazer suas graduações (uma delas na área de Gestão) fora do município, o que não será mais uma dificuldade para os jovens a partir dessa oferta.

O prefeito ainda frisou que uma boa gestão dos recursos públicos passa por um Gestor com conhecimentos de Administração. Damiana Duarte, pedagoga e representante da Sociedade Civil na audiência, também relatou o sonho de ter cursado Administração, o que não foi possível, pelo custo de ter que se manter em outra cidade para ter acesso ao curso. A audiência mostrou como o curso é uma demanda da comunidade local.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas