A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi publicou nesta sexta-feira, 29 de novembro, uma portaria oficializando a lotação de 356 profissionais em diversas unidades de saúde do município.
A medida envolve cargos preenchidos por meio de concursos públicos e processos seletivos realizados nos últimos dois anos, além de nomeações regulamentadas por decretos municipais.
Entre os profissionais lotados estão Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Odontólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogos, Médicos e outros, admitidos no serviço público municipal entre 2023 e 2024.
Os locais de trabalho abrangem postos de saúde, hospitais municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), laboratórios municipais (Lacen), entre outros setores essenciais para o funcionamento do sistema de saúde pública de Guanambi.
Os agentes de saúde foram destinados a áreas dos PSFs do município. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem atuarão em setores de alta demanda, como o Hospital Municipal, SAMU, UPA e diversos PSFs. Já profissionais como assistentes administrativos, auxiliares de saúde bucal e farmacêuticos reforçarão serviços administrativos e de suporte clínico.
A maioria dos profissionais terá uma carga horária de 40 horas semanais, enquanto algumas funções específicas, como médicos especialistas, terão jornadas reduzidas de 20 horas semanais.