back to top

Terceira onda de calor do ano atinge vários parte do Brasil a partir desta segunda-feira

De do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o país deve enfrentar uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro.

As temperaturas ficam mais elevadas do que a média inicialmente em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia,

Segundo o órgão, a massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganharam força neste domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.

As áreas em tons de laranja e vermelho mostram as anomalias das temperaturas máximas acima de 5°C para o período,

Figura 1: Previsão de anomalia de temperatura máxima entre os dias 16 e 20/02/2025

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.

Esta deverá ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante essa segunda onda, foi emitido um aviso vermelho de grande perigo pelo Inmet, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro, abrangendo também áreas de Santa Catarina e Paraná.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C em vários municípios gaúchos. Na capital, Porto Alegre, a temperatura máxima chegou a 39,3°C.

As atualizações sobre a onda de calor serão publicadas na página de alertas do Inmet.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile