O sinal 5G foi implementado em 895 municípios brasileiros, cobrindo todas as regiões do país. Esta expansão é parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que visa a implantação do 5G em todos os 5,5 mil municípios brasileiros e a expansão do 4G em 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais.
“A expansão do 5G segue acelerada e vamos continuar melhorando a telefonia e internet móvel no Brasil, pois ela proporciona inclusão digital e impactos significativos na vida dos brasileiros, para acessar serviços públicos e privados, contribui com o desenvolvimento da nossa economia e oferece mais oportunidades de geração de renda”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
De acordo com o Ministério das Comunicações, o 5G já está presente em 350 municípios do Sudeste, 263 do Sul, 155 do Nordeste, 71 do Centro-Oeste e 56 do Norte. Os estados com maior cobertura são São Paulo (166 municípios), Paraná (122), Minas Gerais (111), Santa Catarina (78) e Rio Grande do Sul (63).
Embora os 895 municípios já tenham o serviço de 5G disponível, a cobertura ainda precisa ser atestada pela Agência Reguladora das Telecomunicações (Anatel) conforme os requisitos de qualidade estabelecidos pelo Edital 5G.
O eixo de inclusão digital do Novo PAC, coordenado pelo Ministério das Comunicações, foca em proporcionar mais internet de alta velocidade e conectividade, incluindo às escolas públicas de educação básica e ao trabalho de telemedicina na área da saúde, beneficiando populações que demandam melhor acesso à internet.
Em julho de 2025, o 5G completará três anos de implantação no Brasil. A tecnologia, que começou em Brasília em 6 de julho de 2022, é vista como uma revolução na forma como os brasileiros vivem e se conectam.