Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e privada de Vitória da Conquista já podem se inscrever na 9ª edição do projeto “Lápis na Mão”, que tem como objetivo incentivar a escrita e a produção artística entre os jovens.
A iniciativa tem apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), desde 2016 e, neste ano, traz como tema: “A luta contra o racismo: reconhecer para transformar”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de abril, diretamente no site oficial do projeto. Podem participar escolas e estudantes da cidade, com o auxílio dos professores, que devem orientar os alunos e selecionar os melhores trabalhos para representar a instituição.
O concurso é dividido em duas categorias: redação e artes visuais. As redações devem ser enviadas até o dia 2 de maio, enquanto os trabalhos artísticos têm prazo até 12 de maio.
A ação é promovida pela TV Sudoeste, com contribuição acadêmica do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Uesb. A proposta é unir arte, educação e cidadania, promovendo debates importantes nas salas de aula.