PRF realiza escolta da cruz da primeira missa celebrada no Brasil em 1500

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está encarregada da escolta e segurança da cruz da primeira missa celebrada no Brasil, que retorna ao país nesta segunda-feira para uma peregrinação especial. A cruz, que é uma relíquia histórica, será transportada ao longo das rodovias federais sob a coordenação técnica da PRF, em comemoração aos 525 anos da primeira missa em solo brasileiro, ao aniversário de Brasília e durante a Semana Santa.

De acordo com a PRF, a cruz é preservada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, e passou por várias cidades portuguesas, incluindo Lisboa, Fátima e Cascais, antes de chegar ao Brasil por São Paulo. As primeiras celebrações no Brasil ocorrerão na capital paulista nesta terça-feira (15). A cruz seguirá em peregrinação entre os dias 15 e 26 de abril por 13 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Bahia, além do Distrito Federal.

Histórico da Primeira Missa

A primeira missa em solo brasileiro foi realizada em 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, Bahia, atualmente conhecida como Costa do Descobrimento. Celebrada pelo frei Henrique de Coimbra, a missa ocorreu poucos dias após o desembarque dos portugueses no Brasil e é lembrada como um marco de encontro entre culturas e crenças distintas.

Em São Paulo, a primeira celebração acontecerá na Catedral da Sé, localizada na Praça da Sé, no centro da cidade. Após a missa, haverá uma procissão com os Arautos do Evangelho até o Pateo do Collegio, no Centro Histórico. Em seguida, a cruz participará de uma cerimônia na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de um Ato Ecumênico na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A visita à capital paulista se encerrará com uma passagem pelo Palácio dos Bandeirantes.

No Rio de Janeiro, a cruz estará presente nos dias 17, 19 e 20 de abril, incluindo o Domingo de Páscoa. Em 26 de abril, data que marca os 525 anos da primeira missa, a cruz histórica será exibida em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Em Brasília, a cruz estará presente no dia 21 de abril, coincidindo com o aniversário da capital federal e da arquidiocese local. Haverá uma missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa. Após a celebração, a cruz ficará em exposição na catedral.

A cruz original, feita de ferro fundido em Portugal, foi trazida pelos frades que acompanharam Pedro Álvares Cabral. Medindo cerca de 40 centímetros, a cruz é rústica e sem ornamentos. Não há registros oficiais sobre sua história, mas acredita-se que tenha sido deixada no Brasil pela esquadra de Cabral e posteriormente devolvida aos portugueses por comerciantes nobres. Pero Vaz de Caminha mencionou a cruz em sua carta, destacando sua importância e devoção.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile