Míriam Leitão é eleita para a Academia Brasileira de Letras

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi escolhida nesta quarta-feira (30) para ocupar a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na vaga deixada pelo cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro deste ano. Míriam obteve 20 dos 34 votos dos acadêmicos, derrotando o economista e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, que recebeu 14 votos.

Com essa eleição, Míriam torna-se a 12ª mulher a integrar a ABL, e a quinta mulher a ocupar um posto na atual composição da Academia. A escolha reflete o reconhecimento de sua trajetória brilhante como jornalista e escritora, com um vasto espectro de interesses e atuações.

O presidente da ABL, jornalista Merval Pereira, destacou as qualidades que fazem Míriam Leitão merecedora da cadeira. “Ela tem todas as qualificações para integrar a ABL, é muito ativa nas suas ações e possui um campo de interesse muito amplo. Além disso, é feminina e feminista, algo que estamos buscando aumentar na nossa representação. Míriam chega em boa hora, pois estamos ampliando a atuação da Academia em diversas áreas, e ela será uma grande contribuição”, afirmou Merval.

A acadêmica Rosiska Darcy também expressou sua satisfação com a eleição de Míriam: “É uma alegria imensa receber a nova imortal da ABL. Míriam é uma jornalista de todas as mídias, amplamente reconhecida em todo o Brasil. Essa eleição, sobretudo, celebra uma mulher democrata, em um pleito democrático. Ambos os candidatos eram excelentes, e fico feliz com a eleição de Míriam, que reforça a presença das mulheres na Academia.”

O acadêmico Ruy Castro também parabenizou a nova imortal: “A ABL é uma Academia de Letras, e Míriam Leitão é uma verdadeira profissional da palavra. Como colunista de um jornal importante, ela é uma militante da palavra em ação, algo de que a Academia realmente precisa.”

Biografia de Míriam Leitão

Míriam Azevedo de Almeida Leitão nasceu em Caratinga (MG) no dia 7 de abril de 1953, sendo a sexta de 12 filhos do casal Uriel e Mariana. Sua carreira começou no Espírito Santo, passando por Brasília e São Paulo, até fixar residência no Rio de Janeiro em 1986.

Com 16 livros publicados em diversos gêneros literários — incluindo não ficção, crônicas, romances e livros infantis — Míriam também é uma profissional das mais diversas plataformas de comunicação: impressa, rádio, TV e mídia digital. Ao longo de 53 anos de carreira, passou por veículos de destaque como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil.

Desde 1991, Míriam integra o grupo Globo, sendo colunista do O Globo, comentarista no Bom Dia Brasil, na Globonews, e na CBN, além de ser âncora do programa de entrevistas Míriam Leitão Globonews.

Sua trajetória inclui ainda um marco de resistência política: em dezembro de 1972, aos 19 anos, foi presa grávida por se opor à ditadura militar.

Míriam é casada com o escritor e cientista político Sérgio Abranches e tem dois filhos, Vladimir Netto e Matheus Leitão, além de um enteado, Rodrigo Abranches. É avó de quatro netos: Mariana, Daniel, Manuela e Isabel.

Com sua eleição para a ABL, Míriam Leitão se junta ao seleto grupo de intelectuais que, ao longo de sua carreira, têm contribuído de maneira significativa para a cultura e a literatura do Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile