A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou os estádios que sediarão a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 no Brasil.
O evento ocorrerá em oito cidades: Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Recife. De acordo com a Agência Brasil, a escolha foi feita após um processo de seleção que envolveu 12 cidades brasileiras.
Os estádios selecionados são: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador), Arena Itaquera (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Estádio Nacional (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza), Estádio Beira-Rio (Porto Alegre) e Arena Pernambuco (Recife). As cidades de Cuiabá, Manaus, Natal e Belém não foram escolhidas.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, expressou gratidão a todas as cidades que participaram do processo de seleção. “Foi uma decisão muito difícil”, afirmou. Ele destacou o alto padrão das candidaturas e a capacidade das cidades para realizar um torneio inesquecível.
Preparativos e Expectativas
Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ressaltou que as cidades-sede possuem estádios modernos e infraestrutura adequada para receber atletas e torcedores de todo o mundo. “Oferecem rede hoteleira qualificada e infraestrutura urbana eficiente”, afirmou.
O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou o legado que a competição deixará para o Brasil, enfatizando a inclusão, diversidade e transformação social que o evento pode promover. “Vamos receber o mundo de braços abertos”, disse.
A Copa Feminina de 2027 será realizada entre 24 de junho e 25 de julho, com a abertura e a final no Maracanã, no Rio de Janeiro. Esta será a décima edição do torneio, que já foi sediado por países como China, Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e França.
Atualmente, a seleção espanhola é a campeã mundial, juntando-se aos EUA, Alemanha, Japão e Noruega como vencedoras do troféu. Os Estados Unidos possuem o maior número de títulos, com quatro conquistas, seguidos pela Alemanha, com dois títulos.