Os estudantes que concluírem o ensino médio em 2025 em escolas públicas terão a pré-inscrição garantida para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais. De acordo com a Agência Brasil, a medida visa incentivar a participação dos alunos do 3º ano e simplificar o processo de inscrição.
Em uma publicação recente, o ministro orientou que os estudantes devem acessar a Página do Participante no site do Inep para confirmar a inscrição e escolher entre a prova de inglês ou espanhol. Além disso, os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição no exame.
Certificação do ensino médio
Camilo Santana também anunciou que os participantes do Enem com mais de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica poderão obter a certificação do ensino médio.
Até 2016, o Enem era utilizado para essa finalidade, exigindo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Desde 2017, o exame passou a focar na seleção para o ensino superior, e o Encceja foi adotado para certificação de jovens e adultos.
O Inep informou que detalhes sobre as novidades do Enem 2025, incluindo o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento, serão divulgados em um edital próprio. Este documento está previsto para ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (23).
As inscrições para o Enem começam oficialmente na próxima segunda-feira, 26 de maio, e se estendem até 6 de junho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente na Página do Participante.