back to top

Inscrições para bolsas do Prouni no 2° semestre terminam nesta sexta

O prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2025 encerra-se às 23h59 desta sexta-feira, 4 de julho.

O programa, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O público-alvo são estudantes sem diploma de nível superior.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login via Gov.br. Durante a inscrição, os candidatos devem optar entre concorrer às bolsas de ampla concorrência ou às bolsas de cotas, destinadas a pessoas com deficiência e candidatos que se autodeclaram indígenas, pardos ou pretos.

De acordo com a Agência Brasil, nesta edição, o MEC disponibiliza mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas em todo o Brasil. Para participar, é necessário ter participado das edições de 2023 ou 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Critérios de elegibilidade

Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas. Aqueles que cursaram integralmente na rede privada também podem participar, desde que atendam aos critérios de renda. Pessoas com deficiência e professores da rede pública também têm acesso ao programa. Os critérios detalhados estão no edital.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025). O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira (7), no portal Acesso Único, e a segunda chamada em 28 de julho.

Em 2025, o Prouni completa 20 anos, beneficiando mais de 3,5 milhões de estudantes desde sua criação em 2005.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile