FOTO: REPRODUÇÃO | FABIO RODRIGUES POZZEBOM - AGÊNCIA BRASIL
Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Advertisement

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, 9 de julho, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 137/2019, que estabelece a educação como “vetor de progresso do país” na Constituição. A proposta recebeu 55 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, a PEC segue para análise da Câmara dos Deputados. Caso aprovada, ela modificará o Artigo 205 da Constituição, inserindo a nova expressão, mas mantendo o restante do texto atual.

De acordo com a Agência Brasil, o texto da PEC afirma: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, é vetor do progresso do país, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O autor da proposta, senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou que a educação deve ser vista não apenas como um direito fundamental, mas também como um instrumento de progresso econômico e desenvolvimento sustentável do país. A relatora, Professora Dorinha Seabra (União-TO), acredita que a proposta pode incentivar a sociedade a se comprometer com uma educação de qualidade.

Advertisement

Apesar dos esforços para melhorar a educação nos últimos anos, a relatora apontou que ainda persiste uma visão restrita e economicista do orçamento público, o que leva à precarização da escolarização formal. Ela afirmou que a PEC, embora não represente uma mudança significativa no ordenamento jurídico, agrega valor ao conceito de educação ao articular o setor com as necessidades do país.

A relatora também destacou que a PEC tem o potencial de despertar na sociedade um compromisso com uma educação que assegure um Brasil sustentável e com uma distribuição de riqueza mais equitativa. Para ser aprovada, uma PEC precisa do apoio de pelo menos três quintos dos parlamentares de cada Casa, em dois turnos.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *