Foto: Reprodução
Rio, Salvador e Recife têm 253 tiroteios no primeiro semestre

Rio, Salvador e Recife têm 253 tiroteios no primeiro semestre

Anúncio

O Instituto Fogo Cruzado divulgou um aumento de 36% no número de tiroteios nas regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Rio de Janeiro no primeiro semestre deste ano. Foram registrados 253 tiroteios envolvendo disputas entre grupos armados, comparados a 186 no mesmo período do ano passado. Ao todo, 108 pessoas morreram e 64 ficaram feridas nesses confrontos. Em 2024, foram 80 mortos e 60 feridos.

Os dados fazem parte do relatório semestral do monitoramento realizado em 49 municípios dessas regiões. Além disso, 20 pessoas foram vítimas de balas perdidas. O relatório também aponta que 21 crianças e adolescentes foram baleados, resultando em 11 mortes, um aumento de 91% em relação ao ano anterior.

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, os tiroteios impactam a dinâmica das cidades e a vida da população. “Este é um problema crônico que todos os dias coloca crianças na linha de tiro no Brasil”, afirmou Maria Isabel Couto, diretora de Dados e Transparência do instituto.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os confrontos são intensos desde 2024 em locais como Morro dos Macacos, Complexo do Fubá, Catiri e Complexo do Juramento. Juntos, esses locais concentraram 57% dos tiroteios e 36% das vítimas no primeiro semestre. Vila Isabel, na zona norte, registrou 66 tiroteios, permanecendo entre os bairros mais afetados.

Houve participação policial em 504 dos tiroteios mapeados de janeiro a junho deste ano, representando 41% dos registros. Em 2024, 34% dos tiroteios tiveram envolvimento policial.

Recife

Na região metropolitana do Recife, houve um aumento significativo nos tiroteios. Foram mapeados 18 tiroteios motivados por disputas entre grupos armados, comparados a apenas um em 2024. Seis desses tiroteios ocorreram no Recife, com outros em Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Goiana e Moreno.

Duas crianças morreram em decorrência dos tiroteios: Helen Santos, de 4 anos, e Emilly, de 7 anos. Das 39 vítimas de balas perdidas, 31 foram atingidas como vítimas colaterais de homicídios ou tentativas de homicídio, com Olinda concentrando a maioria das vítimas.

Salvador

Em Salvador e região metropolitana, foram registrados 81 tiroteios em disputas entre grupos armados no primeiro semestre, resultando em 45 mortes e 28 feridos. Em 2024, no mesmo período, também foram registrados 81 tiroteios, com 35 mortos e 23 feridos.

O governo do Estado do Rio de Janeiro informou que não comentaria os dados do Instituto Fogo Cruzado, mas destacou que a letalidade violenta no estado atingiu os menores números da série histórica em maio e junho, devido a investimentos em tecnologia e inteligência.

Recife e Salvador não responderam até o momento.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *