Entre janeiro e junho de 2025, ações coordenadas das forças de Segurança Pública resultaram na apreensão de aproximadamente 11 toneladas de entorpecentes na Bahia, além da erradicação de cerca de 800 mil pés de maconha em diversas regiões do estado. Os dados refletem o avanço das operações de inteligência e cooperação entre diferentes instituições.
Um dos principais destaques do semestre ocorreu em junho, no município de Poções, onde uma operação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e de São Paulo, com apoio da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, interceptou um caminhão com uma carga de 4,9 toneladas de maconha.
Segundo o delegado da PF Eduardo Badaró, coordenador da FICCO/BA, a apreensão foi resultado do trabalho de inteligência e do compartilhamento de informações entre os estados.
“Realizamos diligências e acompanhamos o caminhão suspeito com base em dados fornecidos pela FICCO São Paulo. O veículo foi interceptado em Poções e o material foi localizado no assoalho”, relatou Badaró.
Ainda como desdobramento da operação, uma ação em São Paulo prendeu cinco pessoas envolvidas com o envio da droga para a Bahia. Em Salvador, no bairro do Nordeste de Amaralina, a FICCO também apreendeu uma grande quantidade de lança-perfume.
Outras apreensões expressivas ocorreram no interior baiano. Em Vitória da Conquista, equipes da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) localizaram 377 tabletes de maconha prontos para o consumo. Já em Feira de Santana, uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da PRF apreendeu mais 132 quilos da droga.
As autoridades destacam que o combate ao tráfico de drogas tem se intensificado graças à integração entre órgãos de segurança estaduais e federais, e à aplicação de técnicas de inteligência. A expectativa é que novas ações sejam intensificadas ao longo do segundo semestre.