Foto: Reprodução
Preso integrante do Baralho do Crime suspeito de executar Mãe Bernadete nesta sexta

Preso integrante do Baralho do Crime suspeito de executar Mãe Bernadete

Anúncio

O Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico (Denarc), com apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), prendeu nesta sexta-feira, 12 de setembro, Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como “BZ” e identificado como o Nove de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

BZ é apontado como o executor do homicídio da líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, ocorrido em 17 de agosto de 2023, no território do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na ocasião, homens armados invadiram a casa da vítima, que era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), e a executaram dentro do imóvel.

Prisão e negociação

A operação policial foi realizada em um imóvel em Simões Filho. Segundo a SSP-BA, ao perceber a chegada das equipes, Josevan manteve como reféns a companheira e os dois filhos. Uma negociação conduzida pela Core garantiu a libertação das vítimas sem ferimentos e a rendição do suspeito.

No local, a polícia apreendeu uma pistola calibre 9mm, de fabricação turca, com numeração raspada.

Motivação e investigações

De acordo com o inquérito, o assassinato de Mãe Bernadete está ligado à resistência dela contra a expansão do tráfico de drogas em territórios quilombolas. Reconhecida como uma voz ativa na defesa dos direitos humanos, a líder denunciava a atuação de facções criminosas na região.

Seis pessoas foram indiciadas pelo crime. Com a prisão de Josevan, cinco já foram capturadas. Apenas um investigado, identificado como “Maquinista”, continua foragido.

Histórico criminal

Além da morte de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar um grupo criminoso com atuação em Simões Filho e cidades próximas, envolvido em roubos, tráfico de drogas e homicídios.

Após a prisão, o suspeito foi levado para a sede do Denarc, onde passou por exames legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *