A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou na noite desta segunda-feira, 3 de novembro, o regulamento, a tabela básica e o plano de ação do Campeonato Baiano 2026. A competição começará no dia 10 de janeiro e o campeão será conhecido entre os dias 7 e 8 de março.
A nova edição manterá a mesma fórmula de disputa utilizada em 2025, mas contará com duas mudanças significativas: as semifinais e a final serão decididas em jogo único. A alteração atende a uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que limitou os campeonatos estaduais a 11 datas oficiais no calendário do próximo ano.
Primeira fase
Os dez clubes participantes, Atlético, Bahia, Barcelona, Bahia de Feira, Galícia, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória, disputarão o campeonato em grupo único, se enfrentando em turno único, com pontos corridos.
Os quatro primeiros colocados avançarão para a fase semifinal, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2027.
Semifinal e final em jogo único
Na semifinal, os classificados formarão dois grupos:
- Grupo 2: 1º x 4º colocado
- Grupo 3: 2º x 3º colocado
Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga na final será decidida nos pênaltis.
A final também será disputada em jogo único, na casa do melhor colocado da fase classificatória. O título será decidido nos pênaltis se houver empate nos 90 minutos.
Ajuste necessário ao calendário
Com a limitação imposta pela CBF, a FBF precisou adaptar o formato para garantir a realização de todas as fases dentro do prazo previsto. A expectativa é que o novo modelo mantenha a competitividade do estadual e traga mais emoção às fases decisivas, que passam a ser disputadas em partidas únicas.
