Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, Livia Neris e Tainá Ferraz, desenvolveram um piso intertravado sustentável chamado PavSolo. O produto, criado sob a orientação do professor Briam Christian, utiliza garrafas PET como matéria-prima, substituindo a brita tradicional.
O projeto visa solucionar a falta de calçadas adequadas, um problema que afeta 16% das ruas brasileiras, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As estudantes destacam que o PavSolo combate a poluição plástica e reduz a extração de recursos naturais. “Quando tiramos esse resíduo da natureza, promovemos a sustentabilidade. Outro ponto do nosso bloco é que ele é acessível e tem um custo mais baixo, o que possibilita que as pessoas possam produzir até mesmo em suas casas”, afirmam Livia e Tainá.
O professor Briam Christian ressalta a importância da educação científica e empreendedora. “A escola tem um papel importante de fazer que esses alunos se desenvolvam e percebam que conseguem ir muito além do local que estão hoje”, comenta. Ele compartilha sua própria experiência de incentivo recebido durante sua formação na mesma escola.
Reconhecimento e próximos passos
O projeto PavSolo foi destaque no Bahia Tech Experience (BTX), o maior evento de inovação do estado, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia. A equipe planeja buscar formas de patentear a ideia e inserir o produto no mercado.
Segundo o Governo do Estado da Bahia, a Secti lançou em 8 de julho de 2019, no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, uma série de reportagens sobre trabalhos de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos por pesquisadores baianos.
As matérias são divulgadas semanalmente para a mídia baiana e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Recomendações de pautas podem ser enviadas para ascom@secti.ba.gov.br.
