Previsão para os próximos sete dias - Inmet

Inmet prevê chuva intensa no fim de semana na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais; sistema de baixa pressão pode se intensificar no Atlântico

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica risco de chuvas intensas entre esta sexta-feira, 27 de fevereiro e domingo, 1º de março, em áreas do Espírito Santo da Bahia e do Norte de Minas Gerais, com influência de um sistema de baixa pressão na costa do Sudeste e da atuação de uma frente fria no oceano. O cenário também pode favorecer um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas).

De acordo com o Inmet, o sistema de baixa pressão deve se manter e pode se intensificar entre sexta e sábado, em um processo de ciclogênese (formação de ciclone). Pela localização sobre o Atlântico e pelas condições atmosféricas, o sistema pode ser classificado como um ciclone subtropical.

A combinação entre a frente fria ao sul e a baixa pressão organiza um corredor de ventos do quadrante sul, que transporta umidade do oceano para o continente. Com o deslocamento gradual desses sistemas para leste, sobre o Atlântico, os ventos passam a atuar também sobre o Espírito Santo e alcançam o sul da Bahia ao longo do fim de semana.

Segundo a previsão, as condições de chuva intensa devem atingir o leste e norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e a Bahia entre sexta-feira (27) e domingo (1º). O Inmet também aponta que a circulação dos ventos em níveis superiores pode contribuir para a formação de uma faixa de nebulosidade e chuva associada à ZCAS, abrangendo parte da Amazônia, o interior do Nordeste e áreas do norte e leste do Sudeste.

Nos mapas de previsão citados pelo instituto, os maiores acumulados no sábado (28) são esperados em áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, norte de Goiás e Tocantins. Para o domingo (1º), a tendência é de chuva mais intensa no norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, norte de Goiás, Tocantins e interior do Nordeste. Em alguns pontos, os acumulados previstos aparecem em faixas entre 70 e 90 milímetros.

Veja mais mapas no portal do Inmet

Chuvas dos últimos dias no Sudeste

Antes da previsão para o fim de semana, o Inmet já registrava volumes elevados de chuva em áreas do Sudeste. A atuação da frente fria no Atlântico, somada à baixa pressão em intensificação na costa da região, organizou instabilidades que provocaram chuva forte no leste de Minas Gerais e São Paulo, além da região serrana do Rio de Janeiro.

Entre terça-feira (24) e a manhã de quinta-feira (26), a estação meteorológica do INMET em Juiz de Fora (MG) acumulou 292,4 mm. Em Resende (RJ), o total no mesmo período chegou a 161,2 mm.

O instituto destacou ainda um recorde histórico em Juiz de Fora. Até 9h desta quinta-feira (26), a estação convencional do INMET (código 83692) registrava 733,6 mm acumulados em fevereiro de 2026, o maior volume mensal desde o início da série histórica em 1961. O recorde anterior era de 715,4 mm, em janeiro de 1985.

Orientação à população

O INMET recomenda que a população acompanhe as atualizações dos avisos meteorológicos nos canais oficiais e adote medidas de precaução, especialmente em áreas com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e transtornos causados por ventos fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *