Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
chuva na bacia do rio São Francisco

Meteorologia prevê muita chuva na bacia do rio São Francisco nos próximos dias

Anúncio

Os níveis dos reservatórios devem continuar subindo pois a meteorologia está prevendo muita chuva na bacia do rio São Francisco nos próximos dias, com volumes significativos nas cabeceiras, desde a região central de Minas Gerais, até no reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho, no sertão baiano.

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já está em formação e deve levar muitas nuvens carregadas para várias regiões do país. Este sistema meteorológico tende a se posicionar sobre a região Centro-Oeste e Sudoeste, além da metade Oeste da Bahia.

Minas Gerais deverá receber os maiores acumulados, superiores a 240mm em Belo Horizonte. Também são esperados acumulados nesta mesma faixa em toda a cabeceira do São Francisco à montante do reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, na região Central do Estado. Apenas nos vales do Mucuri e Jequitinhonha deve chover abaixo de 100 mm.

Na Bahia, as regiões atingidas de forma drástica pela última ZCAS terão a volta das chuvas, após alguns dias de estiagem, porém os volumes devem ser bem menores sobre o Sudoeste e Sul. Já na região Oeste e na margem esquerda do Velho Chico os acumulados podem superar 130 mm.

Em Barreiras pode chover cerca de 150 mm e em Santa Rita de Cássia pode chegar a 220 mm. Já em Guanambi, o acumulado deve ficar na casa de 150 mm, mas pode passar de 180 mm em algumas localidades, como Carinhanha e Malhada, primeiras cidades baianas às margens do rio.

Nas demais bacias hidrográficas do Estado as chuvas devem ser menos significativas. Em Vitória da Conquista, Poções e Jequié, a previsão é de que chova entre 20 e 40 mm, a partir do fim da primeira semana do ano. No Sul do Estado, os modelos meteorológicos são divergentes, com previsões que variam de 30 a 60 mm em toda a faixa de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo.

Três Marias

Segundo a Cemig, responsável pela gestão da Usina Hidroelétrica de Três Marias, o reservatório está com 52.23% de volume útil. A operação acontece com defluência mínima de 153,29 m³/s e afluência de 1.916,77 m³/s, o que indica que haverá aumento significativo no nível nos próximos dias com mais chuva na bacia do rio São Francisco.

Sobradinho

Mesmo com pouca defluência em Três Marias, o nível do rio permanece razoavelmente alto em todo o Médio São Francisco. A vasão passa de 4 mil m³/s a partir de Bom Jesus da Lapa até o lago de Sobradinho, onde o volume também está em 52%.

 

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *