Foto: Prefeitura de Vitória da Conquista
acumulado de chuva vitória da conquista

Acumulado de chuva desde domingo passa de 300 mm em alguns bairros de Vitória da Conquista

Anúncio

As chuvas estão persistentes em Vitória da Conquista desde o último domingo (21), com acumulados médio de 214 milímetros até 9h30 (apróx. 260 mato 18h) deste sábado (27). Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) se formou sobre o país e tem proporcionado chuvas volumosas em boa parte da Bahia.

De acordo com a Defesa Civil municipal e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a área com maiores volumes registrados é a região oeste da cidade. No pluviômetro do Bateias, o acumulado passa de 306 mm no mesmo período.

No bairro Bruno Bacelar, na mesma região, o acumulado pela manhã era de 240 mm. Segundo os dados do  desde o início do ano, o pluviômetro registrou aproximadamente 400 mm.

Neste sábado, o acumulado passava de 70 mm até as 18h no bairro Bruno Bacelar. Desde 1º de janeiro, o acumulado é de mais de 400 mm

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já registrou 360 mm até a medição de 9h.

Monitoramento

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que continua com o trabalho de monitoramento e reparo dos danos provocados pelas chuvas em todo o município. Pela manhã, a Defesa Civil contabiliza 26 ocorrências em residências. A Guarda Civil Municipal (GCM) esta trabalhando em conjunto para atender a todos os chamados.

Também foram atendidas ocorrências de alagamentos na zona urbana e rural. No povoado de Itaipu, distrito de José Gonçalves, o órgão vistoriou uma casa em que a estrutura interna cedeu parcialmente. Foram constatadas rachaduras, indicando risco de desabamento. No momento da vistoria, o órgão constatou ainda que as rachaduras dessa casa também afetaram o imóvel vizinho, e as duas residências foram condenadas e interditadas.

As duas famílias que ocupavam os respectivos imóveis foram retiradas dos locais e abrigadas em outra residência. No início desta manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) se dirigiu ao local para prestar o atendimento necessário às famílias desalojadas.

Acumulado de chuva em Vitória da Conquista até 18h deste sábado

 

Previsão

A previsão indica que pode continuar chovendo na região pelo menos até terça-feira (30). Os prognósticos de médio e longo prazo também indicam que pode voltar a chover ao fim da primeira semana de fevereiro. O próximo mês pode ter chuvas acima da média.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *