31.7 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Alertas de chuvas são ampliados para quase todos os municípios da Bahia até segunda

Mais Lidas

Advertisement
Advertisement

A manhã deste domingo, 10 de novembro, começou nublada ou chuvosa em quase toda a Bahia e os alertas de chuva emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram renovados.

São três avisos ativos, todos com validade até a manhã desta segunda-feira (11) e com possibilidade de renovação devido à previsão de continuidade das chuvas ao longo da semana em boa parte do estado.

O alerta mais importante e abrangente é da cor laranja, classificado como de perigo para chuvas chuvas intensas. Ele engloba um total de 312 municípios, onde pode chover  de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos, de rajadas entre 60 e 100 km/h.

Outros dois alertas amarelos, de perigo potencial, englobam cerca de 100 municípios (alguns possuem dois alertas simultâneos). Nestas localidades, as chuvas podem ocorrer entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e os ventos podem conter rajadas de 40 a 60 km/h.

Advertisement

Apenas os municípios da Região de Paulo Afonso, no Nordeste Baiano, não estão sob alerta neste domingo. Além da Bahia, os três alertas ativos englobam outros estados do Nordeste e do Norte do país, além da faixa norte de Minas Gerais.

Em diferentes graus, nestas localidades com alertas ativos, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas caso a previsão se confirme.

A orientações principais são para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de tempestades intensas, também é recomendado desligar aparelhos elétricos ou quadro geral de energia.

Veja os alertas divulgados pelo Inmet

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas