Foto: Reprodução
Hospital realiza primeiros transplantes de órgãos em Vitória da Conquista

Hospital realiza primeiros transplantes de órgãos em Vitória da Conquista

Anúncio

O Hospital São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, escreveu uma nova página em sua história na última sexta-feira, 18 de julho, ao realizar os primeiros transplantes de órgãos desde sua fundação.

A instituição realizou dois procedimentos renais com doadores vivos, em uma ação inédita que contou com o apoio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O primeiro transplante beneficiou um paciente de 42 anos, morador de Vitória da Conquista, que lutava contra a insuficiência renal crônica. Ele recebeu o rim do irmão, de 36 anos, após meses de preparação.

Já o segundo procedimento foi realizado em um homem de 49 anos, natural de Tremedal, que sofria de hipertensão arterial. O doador foi o primo, de 46 anos, que se voluntariou para salvar a vida do familiar.

Segundo o cirurgião Luiz Fernando Veloso, responsável pelas operações, o sucesso dos transplantes foi resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por 13 profissionais.

“Esse momento é um marco não só para o hospital, mas para toda a região, que agora passa a contar com um serviço essencial para pacientes que aguardam na fila de transplantes”, destacou.

O provedor do Hospital São Vicente, Abmael Brito, também celebrou a conquista. “Essa realização reforça nossa missão de sermos uma referência em saúde para o sudoeste baiano e acende uma esperança para tantas pessoas que sonham com uma nova chance de vida”, afirmou.

Com os procedimentos, o Hospital São Vicente passa a integrar o Sistema Nacional de Transplantes, ampliando o acesso a tratamentos de alta complexidade na Bahia e fortalecendo a rede pública de saúde.

 

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *