Foto: Divulgação/Agência Gov
Ministério das Comunicações lança consulta pública para política de infraestrutura de Data Centers

Ministério das Comunicações lança consulta pública para política de infraestrutura de Data Centers

Anúncio

O Governo Federal abriu uma Tomada de Subsídio para receber contribuições da sociedade civil, especialistas e representantes do setor produtivo sobre o eixo de infraestrutura e conectividade da Política Nacional de Data Centers.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações e faz parte de uma estratégia ampla e integrada que também envolve o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério da Fazenda. As sugestões podem ser enviadas até 29 de setembro pela plataforma Participa + Brasil.

De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a medida é fundamental para fortalecer a posição do Brasil no cenário tecnológico global. “Esse é um esforço do Governo Federal não apenas para que o Brasil avance em inovação e conectividade, mas também para gerar retorno econômico, empregos e um legado tecnológico importante, tornando o país referência mundial no setor”, afirmou.

O eixo de conectividade e infraestrutura da política reconhece os data centers como elemento essencial para a transformação digital, assegurando velocidade, confiabilidade e segurança a serviços que movimentam a economia e o cotidiano das pessoas.

A consulta pública discute diferentes tipos de instalações, que vão desde os data centers corporativos até os hiperscalares de computação em nuvem, responsáveis pelo processamento de grandes volumes de dados, além dos edge data centers, que aproximam os serviços dos usuários e possibilitam tecnologias de baixa latência, como carros autônomos, telemedicina e Internet das Coisas.

Entre os pontos que serão debatidos estão infraestrutura, conectividade, sustentabilidade, segurança e governança. Também estão em análise padrões de qualidade, localização estratégica, capacitação de profissionais e a integração com políticas públicas já existentes, como a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital.

A iniciativa se soma a outras ações do Governo Federal na área de conectividade. Na última semana, foi encerrada a tomada de subsídios da Política Nacional de Cabos Submarinos, que tem como objetivo ampliar a infraestrutura digital brasileira, garantir maior conectividade em regiões carentes, especialmente no Norte do país, e posicionar o Brasil como protagonista no setor de telecomunicações.

Atualmente, o Brasil conta com 162 data centers, de acordo com a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC). A maior concentração está no Sudeste, com 110 unidades, seguida pela região Sul, com 27, Nordeste com 15, Centro-Oeste com 8 e Norte com apenas 2.

Essas estruturas são fundamentais para o armazenamento, processamento e tráfego de grandes volumes de dados digitais, sustentando serviços e aplicações que fazem parte da rotina da população e do setor produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *