A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), anunciou a abertura de dois novos editais para a seleção de professores formadores na modalidade de Educação a Distância (EaD).
As oportunidades contemplam cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, com atuação temporária na condição de bolsista da CAPES/UAB. Podem participar profissionais que atuam como professores no ensino superior, em instituições públicas ou privadas localizadas no estado da Bahia. A exigência mínima é de um ano de experiência no magistério superior.
O Edital SEAD nº 26/2025 oferece 15 vagas remanescentes para os cursos de licenciatura em Física, Interdisciplinar em Artes, Matemática e Música Popular Brasileira, na modalidade EaD. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 7 de setembro, por meio de formulário online. Os candidatos devem comprovar vínculo docente, experiência e ter ciência da obrigatoriedade de conclusão do curso “Ensinando com o Moodle” até a data da convocação.
Já o Edital SEAD nº 28/2025 visa formar cadastro reserva de professores formadores para o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, também na modalidade EaD. As inscrições, igualmente gratuitas, devem ser feitas até 7 de setembro pelo formulário online. Os interessados devem ter disponibilidade de 20 horas semanais para atividades como produção de videoaulas, aulas síncronas e presenciais, desenvolvimento de avaliações e metodologias EaD, orientação de TCC e elaboração de relatórios.
A avaliação das inscrições será realizada com base no Currículo Lattes e em documentos comprobatórios relacionados à titulação, experiência profissional e produção bibliográfica, técnica ou artística. O resultado final das seleções será divulgado na página da SEAD, conforme calendário previsto nos editais.
Os convocados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.850,00 para atuação como professor formador. As informações completas e os formulários de inscrição podem ser acessados diretamente na página da SEAD da UFRB.