Uma ação rápida da Guarda Municipal de Vitória da Conquista salvou a vida de uma bebê de 10 meses na noite desta terça-feira, 8 de setembro, no bairro Patagônia. A criança estava engasgada quando a guarnição foi acionada por uma transeunte, na Avenida Santa Catarina.
Os guardas Mariano, Ferraz e Santos realizaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros para desobstrução das vias aéreas. Após expelir o alimento que provocava o engasgo, a bebê voltou a respirar.
Segundo o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos, a atuação reflete a missão da corporação de ir além da proteção ao patrimônio público. “Nosso papel é também a preservação da vida. Por isso, nossos guardas são capacitados para situações de emergência, em formação contínua com o Corpo de Bombeiros e o SAMU”, afirmou.
A GM atua em regime de 24 horas, com 10 viaturas em patrulhamento comunitário. De acordo com a corporação, cerca de 85% das ocorrências atendidas estão relacionadas a emergências da população.
Criada em 2019 pela Lei Municipal nº 2.369, a Guarda Municipal de Vitória da Conquista tem como atribuições a prevenção à violência, proteção ao cidadão e defesa do patrimônio público, em conformidade com o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal nº 13.022/2014).