O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB) lançou editais para seleção de dez cursos de mestrado e um de doutorado profissional, totalizando 7.812 oportunidades, o maior número desde a criação da iniciativa em 2011 pela CAPES.
Ao todo, são 7.584 vagas para mestrado e 228 para doutorado. Os editais contemplam mestrados em Biologia, Física, Matemática, Química, Sociologia, Filosofia, Artes, Letras, Educação Inclusiva e História — sendo que História também oferece doutorado profissional. O número de vagas representa 1,1 mil a mais que em 2024.
Os prazos de inscrição variam de acordo com o curso: Biologia, Física, Matemática e Química encerram as inscrições em setembro; Sociologia, Filosofia, Artes, Letras, Educação Inclusiva e História (mestrado) em outubro; e o doutorado em História vai até novembro.
O ProEB é realizado por uma rede nacional de universidades públicas de excelência na formação de professores, levando cursos a mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do país. O programa conta ainda com a participação de sociedades científicas de diferentes áreas, e a CAPES destina recursos para custear o programa e oferecer bolsas a até 30% dos participantes.
Desde sua criação, o ProEB já titulou cerca de 17 mil professores, com o objetivo de valorizar a experiência do magistério, desenvolver materiais e estratégias didáticas e buscar soluções para problemas do cotidiano escolar e da sociedade. Atualmente, o programa possui 13 programas ativos, sendo doze de mestrado e um de doutorado.
Os interessados podem conferir critérios de seleção, cronogramas e a lista completa das instituições participantes nos editais disponíveis online no site Agência Gov.