A Secretaria Municipal de Educação (Smed) apresentou, nesta terça-feira, 9 de setembro, o Projeto de Lei EducAção Conquista, que prevê a premiação de escolas, professores e alunos da Rede Municipal. O PL já foi encaminhado pela prefeita à Câmara de Vereadores e, se aprovado, autorizará a concessão de bonificações por desempenho.
De acordo com a Smed, a iniciativa está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e ao Programa Bahia Alfabetizada Criança, com o objetivo de fortalecer estratégias pedagógicas e valorizar profissionais da educação.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, destacou que a proposta busca incentivar a rede e superar desafios históricos. Já o coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, explicou que, além das bonificações, haverá pactuação com o Governo do Estado em torno das metas de alfabetização.
A premiação para as escolas será de R$ 10,00 por aluno para as dez primeiras colocadas, enquanto os professores poderão receber até 100% do vencimento. Alunos também serão contemplados.
O lançamento do projeto ocorreu no Centro Municipal de Formação Educacional Prof. Raymundo Vianna, com a presença de gestores, coordenadores pedagógicos e articuladores da rede.