O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estão oferecendo 7,8 mil vagas gratuitas de mestrado e doutorado para professores das redes públicas de educação básica.
São 7.584 vagas para mestrado e 228 para doutorado, ambos na categoria profissional. Os cursos serão ministrados de forma presencial e híbrida.
A iniciativa faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). Os editais dos processos seletivos já foram publicados pela Capes e incluem dez cursos de mestrado profissional e um de doutorado nas áreas de biologia, física, matemática, química, sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história. O curso de história também oferece vagas para o doutorado profissional.
Confira os editais aqui.
Inscrições
Cada programa de pós-graduação possui prazos de inscrição distintos. Interessados devem consultar os editais individualmente. As inscrições para os mestrados em biologia, física, matemática e química encerram-se neste mês.
Já para os cursos de sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história, os prazos terminam em outubro. A inscrição para o doutorado em história se encerra em novembro. Apesar de os cursos serem gratuitos, alguns programas podem cobrar taxa de inscrição.
Formação de professores
O programa visa fortalecer a formação continuada para o desenvolvimento profissional de docentes em todo o país, oferecendo vagas em cursos de mestrado e doutorado profissionais em diversas áreas do conhecimento.
Os cursos são realizados por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência reconhecida na formação de professores. A iniciativa também conta com a participação de instituições parceiras de sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a de Matemática (SBM).
O ProEB é uma das ações do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo MEC em janeiro de 2025, com o objetivo de valorizar os profissionais do magistério e qualificar os docentes.