Foto: Reprodução
Programa Viva Maria completa 44 anos em defesa das mulheres no rádio

Programa Viva Maria completa 44 anos em defesa das mulheres no rádio

Anúncio

O programa Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, comemora 44 anos neste domingo, 14 de setembro. Para celebrar a data, uma edição especial do programa Natureza Viva, chamada Natureza Mulher, será transmitida às 9h, no horário de Brasília. A atração contará com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em uma entrevista conduzida pela jornalista e radialista Mara Régia.

No ar desde 14 de setembro de 1981, o Viva Maria se estabeleceu como um importante espaço de mobilização e debate sobre os direitos das mulheres no Brasil. Durante a entrevista, a ministra abordará temas como a violência de gênero na política, a representação de mulheres indígenas e quilombolas no ministério, e os desafios enfrentados na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres.

De acordo com a Agência Brasil, a ministra Márcia Lopes destacou a importância do programa: “São 44 anos: uma vida inteira de dedicação da Mara Régia. Uma trajetória em que a cidadania, a voz e os direitos das mulheres estão representados”.

A transmissão do Natureza Mulher ocorrerá também na Rádio Nacional AM de Brasília, Rádio Nacional do Alto Solimões, Rádio Difusora Acreana e em emissoras parceiras. O programa pode ser ouvido ao vivo pelo site disponibilizado.

Histórico do programa

Inspirado pela música Maria Maria, de Fernando Brant e Milton Nascimento, o Viva Maria estreou na Rádio Nacional AM de Brasília. Ao longo dos anos, tornou-se um canal de expressão para o movimento de luta das mulheres, tanto local quanto nacionalmente.

O programa foi fundamental para a criação do Fórum de Mulheres do DF e na luta pela primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e do Conselho dos Direitos da Mulher no Distrito Federal.

Em reconhecimento ao impacto do Viva Maria, a ONU instituiu, em 1990, o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação, celebrado em 14 de setembro. A data também marca a fundação da Rede de Jornalistas com Visão de Gênero nas Américas, em Buenos Aires, em 2016.

Confira os horários de transmissão do Viva Maria:

  • Rádio Nacional da Amazônia – de segunda a sexta, às 11h e às 16h (horário de Brasília);
  • Rádio Nacional AM de Brasília – de segunda a sexta, às 16 horas;
  • Rádio Nacional do Alto Solimões – de segunda a sexta, às 14h20 (horário local).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *