Na tarde desta segunda-feira, 15 de setembro, a cerimônia de lançamento da 1ª Missa do Vaqueiro da Joia do Sertão Baiano foi realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, ainda em construção, em Vitória da Conquista. A celebração está marcada para o dia 1º de novembro e deve reunir vaqueiros, autoridades e a comunidade local.
O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Aloisio Alan, do secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, vereadores da cidade, Luís Carlos Dudé, Fernando Jacaré, Cris Rocha, Subtenente Muniz, Ricardo Gordo, Paulinho Oliveira e Ricardo Babão, e representantes de Lagoa Real, município conhecido por realizar há anos a tradicional missa do vaqueiro.
Durante a cerimônia, houve apresentação artística de Rony Barbosa, destacando o caráter cultural do evento e o resgate das tradições sertanejas.
A missa tem caráter cultural e religioso, com o objetivo de valorizar a tradição dos vaqueiros e promover a integração entre a comunidade e os participantes da região. A iniciativa busca reforçar a identidade local sem que haja caráter político ou promocional da administração municipal.