FOTO: REPRODUÇÃO | REDES SOCIAIS
Estudante baiana de 16 anos é campeã brasileira de Taekwondo

Estudante baiana de 16 anos é campeã brasileira de Taekwondo

Anúncio

A estudante baiana Hellen Rocha Vieira, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual do Campo Doutor Eraldo Tinoco, no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro , sagrou-se Campeã Brasileira Juvenil de Taekwondo no Super Campeonato Brasileiro, realizado neste fim de semana em Aracaju (SE).

Com a conquista, Hellen garantiu vaga no Grand Slam 2026, seletiva que definirá os nomes da próxima Seleção Brasileira Juvenil — da qual ela já faz parte.

A trajetória de Hellen no esporte começou por meio das oficinas de Taekwondo oferecidas em sua escola pelo Programa Educa Mais Bahia, uma iniciativa do Governo do Estado que amplia o acesso à prática esportiva nas escolas da rede pública.

Foi nesse ambiente que a estudante encontrou motivação para se dedicar ao esporte, aliando o desenvolvimento físico e emocional à formação acadêmica. Essa integração tem se mostrado um caminho eficaz para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes.

“Comecei a treinar por influência da minha irmã. No início, não tinha muito interesse, mas já na primeira aula me apaixonei pelo Taekwondo. O esporte me ajudou a enfrentar momentos muito difíceis, como a perda da minha mãe. Hoje sou uma pessoa mais forte e determinada graças a isso”, compartilhou Hellen.

Sobre o título, ela destacou a importância da conquista: “Ser campeã do maior campeonato do Brasil é uma sensação de dever cumprido. Nada disso seria possível sem minha professora e minha equipe, que sempre estiveram ao meu lado”, disse, referindo-se à técnica Taiz Montalvão.

O professor de Geografia da escola, Yuri Souza Pereira, destacou o papel inspirador de Hellen para toda a comunidade escolar. “Ela sempre teve um excelente desempenho acadêmico e incentivou outros colegas a praticarem Taekwondo. Em nosso contexto rural, o esporte se mostra um poderoso agente de transformação. Sua conquista revela o impacto positivo da união entre educação e esporte”, afirmou.

A amiga e colega de escola Kenia Soares Sena também expressou sua admiração: “Hellen é uma amiga valiosa e um exemplo de excelência. Admiro sua força de vontade e a forma como enfrenta os desafios com coragem e alegria. Tenho certeza de que ela irá muito mais longe”.

A vitória de Hellen é um símbolo do potencial transformador da educação pública aliada ao esporte, abrindo novos caminhos para a juventude baiana e fortalecendo sonhos que nascem nas salas de aula e florescem nos tatames.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *