Mais da metade dos municípios do Brasil está em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade climática, aponta o relatório Cidades Verdes-Azuis Resilientes, do Simaclim. O estudo reúne dados científicos para apoiar governos e sociedade na construção de cidades mais preparadas e sustentáveis.
O relatório alerta que os desastres não são causados apenas por eventos climáticos, mas pela vulnerabilidade das pessoas, do território e do ambiente construído, e reforça que a desigualdade precisa ser enfrentada para que a adaptação urbana seja efetiva.
O Brasil possui 12.348 favelas e comunidades urbanas, com 16,5 milhões de habitantes, dos quais mais de 8,2 milhões vivem em áreas de risco. Em 2023, o país registrou 745 mil deslocamentos internos por desastres, o maior número das Américas, e os eventos extremos de chuva triplicaram desde os anos 1990, causando prejuízos de R$ 132 bilhões na última década.
O estudo defende planejamento urbano integrado e participativo, preservação da infraestrutura verde e azul, e governança inclusiva, incluindo educação climática, financiamento inovador e participação social. Segundo Maria Fernanda Lemos, organizadora do relatório, “não é possível produzir cidades justas sem a participação das pessoas nas decisões”.