Foto: Memo Soul/Ascom SEC
Estudantes baianos são aprovados em exames para CNH gratuita

Estudantes baianos são aprovados em exames para CNH gratuita

Anúncio

Estudantes da rede estadual de ensino estão conquistando o direito de obter gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), graças aos programas CNH da Gente e CNH na Escola, promovidos pelo Governo do Estado e coordenados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA).

A iniciativa garante aos candidatos a participação em aulas e exames teóricos e práticos de direção para a condução de veículos e motocicletas, sem custos.

Entre os primeiros aprovados está Hudson Rocha, de 18 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual de Tempo Integral do Rio Corrente, em São Félix do Coribe. Ele celebrou a conquista e ressaltou a importância do programa:

“É um documento que é caro para ser obtido, então conseguir de forma gratuita é uma oportunidade que ajuda bastante a todos que têm interesse na CNH”, afirmou.

Hudson destacou ainda o impacto positivo da habilitação em sua rotina profissional.

“Eu trabalho com vendas e tinha essa dificuldade de locomoção. Mas com a habilitação na Categoria A, vou poder utilizar minha moto como transporte e agilizar o meu serviço. Tive sorte que amigos me avisaram sobre o programa e pude me inscrever a tempo”, relatou.

CNH da Gente e CNH na Escola

Ao todo, foram disponibilizadas 12 mil vagas. A distribuição contemplou:

  • 2 mil vagas para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual;
  • 5 mil vagas para estudantes maiores de 18 anos inscritos no Programa Bolsa Presença;
  • 1 mil vagas para o Programa Bahia pela Paz, voltado a jovens;
  • 50 vagas destinadas às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus;
  • 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

Com os programas, o Governo da Bahia busca ampliar o acesso ao direito de dirigir, reduzir desigualdades e oferecer novas perspectivas profissionais e de mobilidade aos jovens e adultos do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *